14/10/2014

Resenha: Harry Potter e a Câmara Secreta

"Harry Potter e a Câmara Secreta", por J.K Rowling
Harry Potter #2
Páginas: 252
Editora: Rocco
"A trama de Harry Potter e a câmara secreta começa com o pequeno feiticeiro passando as férias na casa de seus tios trouxas (não-bruxos) e sendo, como sempre, muito maltratado. Seu aniversário de 12 anos é o pior de todos: ninguém o cumprimenta, não ganha nenhum presente, nada. O garoto, órfão de pai e mãe, chega a cantar Parabéns pra você baixinho como se quisesse, ele próprio, provar que está vivo. Para piorar, os tios o prendem num quarto cercado de grades com direito a apenas uma refeição por dia — que ele divide com sua coruja, igualmente encarcerada numa gaiola.
De repente, aparece um carro voador com amigos feiticeiros que livram Harry Potter dessa amargura. Essa é apenas a primeira cena em que Joanne brinca com situações-limite. Todo o livro é permeado de quase-desgraças e é, por isso mesmo, quase impossível parar de ler. A empreitada, dessa vez, consiste em localizar uma câmara secreta e liquidar o monstro que está atacando estudantes do colégio Hogwarts, no qual os pequenos feiticeiros estudam magia e se divertem aprendendo, por exemplo, a transformar as plantas usando adubo de dragão."



Antes do início de seu segundo ano letivo em Hogwarts, Harry Potter recebe a visita de Dobby, um Elfo Doméstico que diz ao bruxo que ele não deve voltar para a escola, pois coisas terríveis iriam acontecer, mas Potter não dá ouvidos ao elfo e diz que vai e então Dobby acaba fazendo com que o menino que sobreviveu fique de castigo, com direito até grades nas janelas, mas os Weasley conseguem tirar o garoto dessa espécie de prisão que os Dursley haviam o colocado.

Depois de algum tempo na Toca, que era onde os a família morava, chega o dia da partida do expresso de Hogwarts, e Harry e Rony acabam não conseguindo passar pela plataforma 9 1/2, por isso pegam o carro voador de Arthur, e vão para a escola de bruxaria, mas acabam aterrizando no Salgueiro Lutador, que era uma árvore que ataca quando chegam perto dela, e o velho carro turquesa fica bastante danificado, os dois se metem em uma grande encrenca. Segundo Snape se os dois fizessem parte da casa dele(Sonserina) iriam ser expulsos de Hogwarts.O ano letivo finalmente começa, com o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas Gilderoy Lockhart .

 Um dia depois do aniversário de morte de Nick-Quase-Sem-Cabeça, Potter começa a escutar vozes que diziam coisas do tipo: "...matar....hora de matar..."  e ele Ron e Hermione acham a seguinte mensagem escritas na Parede:
                                   "A CÂMARA SECRETA FOI ABERTA.
                                    INIMIGOS DO HERDEIRO, CUIDADO"
E eles acham embaixo dessa mensagem, a gata do Filch, Madame Nor-r-ra petrificada no chão.

Após isso, vários alunos nascidos trouxas são petrificados e Harry acaba ficando como culpado e vai caber a ele, Hermione e Rony, descobrirem o culpado por todos esses ataques. Será que eles vão conseguir descobrir quem realmente está por trás dessas tragédias que andam acontecendo na escola ?

Então, essa continuação de "A Pedra Filosofal", é realmente muito melhor que o primeiro, ele possui mais mistérios, mais problemas e um professor super chato e metido(Gilderoy), por o livro te deixar muitas dúvidas ao decorrer da história, ele te prende muito mais do que o volume anterior, e te deixa com muito mais raiva, porque como eu já disse o Gilderoy é um chato.

A Diagramação do livro, é a mesma do primeiro volume, sem mudanças, mas com menos erros. É uma leitura bem rápida, pois ela é bem gostosa de se fazer, e como eu disse ela te prende. Eu ficava com o livro igual a Gina ficava com o "Diário de Tom Riddle".

O livro te explica a história da Câmara Secreta, muito melhor que o filme, que é realmente bem decepcionante.

Contudo, eu recomendo o livro pra quem quer entrar no mundo da literatura, pois ele é bem curto e de fácil compreensão, e também para os que gostam desse gênero de leitura.






2 comentários:

  1. Nessa sociedade contemporânea para seres imaculados e intocáveis, completamente distantes do homem comum, não existe lugar para heróis clássicos, mas Harry é um personagem cada vez mais atormentado e dividido, que vive e experimenta sensações comuns que atrai cada vez mais. Não me canso em falar Harry é demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o Harry passa por tantas situações durante toda a saga, que qualquer pessoa "pediria para sair", mas ele luta pelo que acredita, e é isso que eu gosto tanto na saga quanto no personagem, o Harry é realmente demais.

      Excluir

Faça o seu comentário, vou adorar lê-lo. Volte aqui depois para conferir a resposta, O.k ?